A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Segurança Pública, ativou na manhã desta segunda-feira (21) os semáforos no cruzamento das ruas Daltro Filho e Scarpelini Ghezzi, no bairro Bosque Lucas Araújo. Os equipamentos, que até então operavam no sinal amarelo piscante, passaram a funcionar integralmente após a finalização da sinalização pendente.
De acordo com a Secretaria, esta medida atende a uma antiga demanda dos moradores da região e de motoristas que transitam diariamente pelo local. Os novos semáforos foram instalados para organizar o tráfego, que registrava intenso fluxo em horários de pico, aumentando o risco de acidentes. “A comunidade solicitava essa melhoria há algum tempo, e estamos atendendo para garantir mais segurança e fluidez no trânsito”, explicou o secretário de Segurança, João Darci Gonçalves da Rosa.
*Como funcionará a operação*
O semáforo da Rua Daltro Filho, sentido centro, terá dois tempos distintos para cada direção. Para quem desce em direção à Avenida Presidente Vargas, o semáforo abrirá inicialmente para seguir em frente ou converter à direita. Simultaneamente, os motoristas que sobem em direção ao bairro também poderão avançar e converter à direita. Em seguida, o semáforo fechará para quem está subindo, abrindo para os condutores que descem e desejam virar à esquerda. “A rua Scarpelini Guezzi é um anel viário do município e liga o bairro São Cristóvão aos Bairros Boqueirão e Altos da Colina, sem a necessidade de passar no centro da cidade. O referido cruzamento recebeu também videomonitoramento com imagens dirigidas diretamente a Brigada Militar”, destacou Gonçalves.
Não será permitida a conversão à esquerda para quem sobe pela Rua Daltro Filho diretamente no semáforo. Esses condutores deverão acessar a Rua Scarpelini Ghezzi e realizar a conversão à direita, completando a manobra no meio da quadra para alcançar a direção desejada. “Essa organização busca assegurar que os motoristas possam seguir para todos os sentidos, com maior segurança e praticidade. A Prefeitura segue monitorando o local e, se necessário, ajustes adicionais poderão ser realizados nas próximas semanas”, reforça o secretário.