Nesta segunda-feira (09/09), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM) resgatou 11 filhotes de Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), no município de Cruz Alta.
Um morador acionou a Patram, pois localizou os animais às margens da rodovia BR 158. Os policiais militares resgataram os filhotes, que estavam sem ferimentos, e encaminharam-nos para os cuidados de veterinários do mantenedouro São Braz, localizado em Santa Maria.
▪️O gambá-de-orelha-branca é um mamífero marsupial da nossa fauna nativa! A fêmea possui uma “bolsa” onde os filhotes permanecem por 4 meses até completar seu desenvolvimento. Após esse período, os filhotes se agarram ao dorso da mãe até ficarem independentes. Habitam florestas, formações arbustivas e campestres, sendo relativamente adaptados às formações urbanas. São excelentes escaladores, podendo ser vistos no alto das árvores, assim como utilizando os forros das residências como tocas. Andam geralmente solitários, e possuem hábitos noturnos. Auxiliam no controle de vetores de doenças e de animais peçonhentos, graças à imunidade que o gambá tem ao veneno. O gambá é um animal tranqüilo e não oferece risco à saúde humana! Apesar disso, tem dentes afiados e, ao ser tocado, irá tentar se defender mordendo. Por isso, evite manuseá-lo.
Comando Ambiental
“O Braço Verde da Brigada Militar”
Brigada Militar,
A força da comunidade.
Em caso de emergência,
Ligue 190
Edição: Comunicação Social 3º BABM
Pesquisa: ufrgs.gov
Foto: 3º BABM | Cruz Alta