Na noite desta sexta-feira (16/8), a Brigada Militar, em operação conjunta da Patram de Canela, Força Tática do 1º BPAT e fiscais da SEMMA/Gramado flagrou uma rinha de galos na localidade de Campestre do Tigre, interior do município de Gramado.
Após receber uma denúncia, as equipes chegaram a um galpão que possuía arenas montadas para a prática, além de uma cozinha improvisada para venda de alimentos em condições insalubres. 13 galos da raça Índio Brasil foram resgatados com vida e dois foram localizados mortos. Também foi localizado um pássaro silvestre da espécie Pomba Asa Branca em cativeiro. Foram apreendidos diversas esporas artificiais, biqueiras de aço e medicamentos variados.
26 pessoas responderão pelo crime de maus tratos. Tendo em vista a presença de crianças/adolescentes no local, o proprietário do imóvel e mais um adulto foram conduzidos à Delegacia e também responderão pelo crime de corrupção de menores, crime contra as relações de consumo e cativeiro de fauna silvestre.
As rinhas de galos são práticas cruéis onde os animais são forçados a lutar, muitas vezes equipados com esporas e biqueiras de aço. Essas lutas causam ferimentos graves, dor extrema e frequentemente resultam na morte dos galos, caracterizando maus tratos e crueldade animal.
Comando Ambiental
“O Braço Verde da Brigada Militar”
Comunicação Social da 2ª Cia Independente Ambiental