Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

🚨Brigada Militar realiza Operação de Combate do Desmatamento no interior do Estado

Nesta sexta-feira (02/08), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou a *Operação Força Verde – combate e fiscalização a desmatamentos e áreas degradadas*, em municípios da região Norte e Noroeste do Estado.

Em *Viadutos*, a equipe do 3º BABM, após receber os alertas emitidos pela plataforma MapBiomas, flagrou a *supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, em três áreas distintas, totalizando 15.400 metros quadrados*. Conforme a vegetação remanescente, foram identificadas a destruição de árvores conhecidas como Angico, Fumeiro-bravo, Canela, Cambotá, Açoita-cavalo, Guajuvira, Cedro, Unha-de-gato, Timbó, Pata-de-vaca, Rabo-de-bugio, Mamica-de-cadela. Ainda, em uma das propriedades, os policiais militares localizaram 8,17 st (metros estéreos) de madeira já beneficiada (tábuas) e 0,378 metros cúbicos de caibros de canela. Em diligências, comprovou-se que não havia licença ou autorização do órgão ambiental competente para tais intervenções. A madeira foi apreendida conforme Termo de Apreensão.

Já no interior de *Lajeado do Bugre*, os policiais militares *constataram 17.543 metros quadrados de supressão de vegetação nativa*, Observando a mata remanescente, foi possível identificar que o dano atingiu diversas espécies conhecidas popularmente como Coqueiro-jerivá, Camboatá, Pata-de-vaca, Louro. Não havia licença ou autorização do órgão ambiental competente para para manejo florestal na área.

No município de *São Pedro das Missões*, *os policiais militares flagraram 4.500 metros quadrados de supressão de vegetação nativa. Também, flagrou-se o corte de 30 árvores nativas. Para a intervenção na área , não havia licença ambiental.

Em *Nova Boa Vista*, a *equipe do 3º BABM constatou a destruição de árvores nativas, pertencentes ao Bioma Mata Atlântica, atingindo uma área de 2.010 metros quadrados*. Em contato com o Departamento de Meio Ambiente do município (DEMA), o órgão informou que não havia licença ou protocolo de pedido para licenciamento na área.

Os responsáveis pelas áreas foram identificados, sendo confeccionados os, respectivos, Boletins de Ocorrências Policiais, pelos crimes contra a flora.

Comando Ambiental: o Braço Verde da Brigada Militar 🍃

Edição: Comunicação Social 3º BABM

📸: 3º BABM

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *